top of page

O que é necessário para uma trilha confortável e segura ?

Todo iniciante em atividades ao ar livre sempre tem dúvidas sobre quais equipamentos adquirir. Por isso, resolvemos fazer uma lista básica – uma sugestão que funcione com ponto de partida – para aqueles que estão começando e entrar no mundo do montanhismo, e querem fazer trilhas e acampar.

É importante lembrar que ter o equipamento certo para as situações adequadas oferece muito mais conforto e segurança à atividade. No entanto, não é tudo. É fundamental saber como utilizar corretamente esses materiais e ter conhecimento sobre o ambiente que está visitando.

Também é recomendável o acompanhamento de um guia experiente e responsável que conheça o local, caso tenha ainda pouca experiência em trilhas. Vários fatores ajudam a definir qual equipamento levar para uma atividade. Porém, ao sair de casa, seja para uma caminhada ou um acampamento, é importante estar preparado para seis fatores principais: frio, calor, claro, escuro, seco e molhado. Ou seja, se vai para um local nas montanhas, ou é inverno, precisará de equipamentos para o frio. Por outro lado, se vai acampar no verão, na praia, esses equipamentos talvez não sejam tão necessários.

Sua atividade pode demorar mais que o esperado e cair a noite antes de seu término. Como fará se não tiver uma lanterna? Conferir a previsão do tempo para o período e para o local onde pretende ir pode ajudar muito também. Outra dica importante para os equipamentos e sempre testá-los em casa, antes de seu uso, para não ser pego de surpresa. Não é nada agradável descobrir, em pleno temporal, que as costuras de sua barraca não oferecem mais vedação; que sua lanterna não funciona quando está no meio de uma caminhada e anoitece; ou que seu fogareiro está entupido quando, ao final de um dia intenso de atividades, você começa a preparar sua refeição. É claro que imprevistos acontecem, mas ter os equipamentos adequados nas horas certas pode evitar muitos transtornos.

Confira agora o kit básico para quem vai fazer uma trilha e acampar.

 

CAMINHADAS

É claro que existem caminhadas e Caminhadas. A duração, a época do ano e o local podem determinar quais equipamentos devem ser levados. No entanto, listamos aqui quais são os equipamentos mínimos necessários a qualquer tipo de caminhada.

 

* Mochila – Uma mochila confortável, de tamanho adequado para o que você precisar levar, pode evitar um dia de desconforto, além de dores na coluna. É importante atentar para os tipos de mochilas existentes para cada situação. Para uma caminhada de poucas horas uma mochila pequena, para uma trilha de vários dias uma cargueira.

* Cantil – Manter-se hidratado é muito importante em uma caminhada, especialmente se for um dia de muito sol. Caso utilize água disponível no próprio local da caminhada, de rios, por exemplo, é importante saber como purificar a água . Seja do mais simples cantil, ao mais elaborado, o importante é que não falte água (ou bebidas esportivas ou água de côco) durante o passeio. Quando começamos a sentir sede, nosso equilíbrio hídrico (água) e eletrolítico (sódio e potássio) já foi afetado. Portanto uma regra simples é beber pequenos goles (cerca de 200 ml) a cada 40 minutos. 

* Vestuário –  Uma camisa esportiva, que não molhe, feita de material sintético, sem algodão, pode ajudar muito a evitar a perda de calor decorrente do contato com a blusa molhada de suor, uma boa opção é a camisa de proteção UV. Além disso, é importante usar sempre roupa confortável e calça que permita movimentos, e permaneça seca, de tecidos sem algodão como tactel, micro fibra e similares. Nada de sair para caminhar com jeans! Evite algodão nas meias também, optando por meias esportivas.

* Lanterna – Outro item que não pode faltar dentro da mochila de quem faz trilhas é uma lanterna . Ainda que a caminhada seja curta, é um equipamento leve e que pode ajudar muito se algum imprevisto acontecer (como perda de controle de horário, bifurcação errada ou até mesmo um acidente) e o passeio demorar mais que o esperado. Uma boa lanterna com pilhas ruins é peso inútil, portanto, sempre tenha pilhas alcalinas novas para a lanterna, assim como pilhas reservas. 

* Calçado apropriado – Atualmente existe uma variedade grande de botas de caminhada no mercado. Umas mais leves, outras mais pesadas, umas com cano curto, outras com cano longo, umas com camada protetora resistente à água, outras com tela respirável… O que é importante saber é que se você vai para uma trilha deve usar um calçado apropriado para isso. Os calçados utilizados no dia-a-dia da cidade não costumam ser adequados às exigências do ambiente natural e provavelmente não suportariam terrenos irregulares encontrados nas trilhas. Mas lembre-se que é importante não só ser adaptado ao ambiente externo, mas também ao interno, isto é, seu pé tem que ficar confortável nele. 

* Estojo de primeiros socorros – Acidentes acontecem, nunca ignore esta frase. O importante é sempre estar preparado e ter informações suficientes para se sair bem de situações como esta. É fundamental, portanto, levar um estojo de primeiros socorros para ferimentos leves ou algum mal estar, e conhecer minimamente os procedimentos de primeiros socorros .

* Boné e protetor solar – Para proteger-se do sol, dois itens essenciais são boné e protetor solar. Mesmo que o tempo esteja nublado ou que o sol pareça fraco, não custa ter esses itens na mochila e evitar queimaduras.

* Papel higiênico e saco de lixo – Dois itens fundamentais para o caminhante consciente. Respeite a natureza e pratique os princípios do mínimo impacto em trilhas. Lembre-se que você é o estranho naquele espaço, e por isso deve fazer de tudo para não alterá-lo. Carregue sempre todo o seu lixo de volta numa caminhada, inclusive o papel higiênico. E nunca evacue próximo a cursos d’água para não poluí-los. É recomendável se afastar pelo menos 30 metros e enterrar os dejetos sólidos. Muitos montanhistas carregam uma pequena pá de jardim (de plástico ou metal) com esta finalidade.

bottom of page